16 de abril de 2010

superação



Superação. A coisa mais difícil e a mais incrível. Seja por ter ido mal em uma prova, não ter ganhado algo que merecia, ter sido traído pelo (a) melhor amigo (a), por ter levado um fora – ou um chifre – do idiota ou da vagabunda, por ter perdido alguém que amava. Você sempre vai precisar superar, então por que é tão difícil agir? Não estou dizendo que vai ser fácil ou rápido. Mas qual é! Faz parte da vida. Você vai conseguir. Tá bom, eu sei que você esperou, que você desejou, que você enlouqueceu com o seu maldito problema e que agora não tem mais nada. Mas e daí? Já era, já foi, já passou. Você teve 50% de chances de conseguir e não conseguiu, chorar vai mudar o quê? Acorda, meu bem, a vida é assim mesmo. Não interessa o quanto você quis (essa é uma daquelas verdades que fazem a gente sofrer), o quanto você desejou. Você não conseguiu. Ao contrário de superar, às vezes não se consegue o que quer. Há chance de ter e de não ter. No baralho, você depende da sorte. Na vida nem sempre é tão diferente assim... Querer não basta, há vezes em que nem fazer basta.
Eu sei que você esperou por aquilo, que você contava como uma certeza, mas não aconteceu. Sinta-se frustrado, é um direito seu. Mas que diferença isso faz? Faça o que mudar alguma coisa. Qualquer ato inútil vai servir apenas pra você perder tempo – e você não tem tempo. O mesmo vale para as notas ruins. Mas e aqueles que tiveram o coração destroçados por alguém?
Somos seres humanos únicos. Nossos desejos são totalmente diferentes. As pessoas querem coisas diferentes, em proporções diferentes e com jeitos diferentes, embora entender nem sempre seja tão fácil. Pior ainda são aqueles que esperam coisas impossíveis...
O caso é que seria bom saber que existe gente lá fora que entende como você se sente, como é apostar todas as suas fichas em algo e perder. Esperar um retorno que não vem nunca. Mas não esperar nada é ainda mais difícil, porque parece que é mais fácil lidar com a dor do que com o vazio. A ausência de espera, o silêncio. Esperar é frustrante – ou pode não ser -, depende da sorte. Ao menos, prefiro pensar assim. Porque às vezes não depende só da gente. Às vezes não importa o quanto você faça, o quanto você se esforce, se doe àquilo. Nem sempre depende só da gente. De que adianta um lado querer com todas as forças se a pessoa do lado de lá não quer e ponto final? Dói esperar, frustrar com a espera perdida, a ilusão partida e a esperança quebrada. Mas dói ainda mais não saber o que esperar, não é?!
O que eu estou querendo dizer é que chega um ponto que não dá mais para sofrer por algo, porque não resta mais nada. Não há mais nada pelo que sofrer. É hora de encarar o medo de frente. Superar.

L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário